linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Entrevista com... Gonçalo Almeida conduzida pelo Prof. Fernando Gouveia

Entrevista com...Gonçalo Almeida

Introdução - Gonçalo Almeida, atleta Sub-17 do Clube de Albergaria, natural e residente em Aveiro, nascido a 1998 é estudante do 11º ano, na Escola Secundária Dr. Mário Sacramento. Após, a 5ª Jornada Nacional, Gonçalo Almeida encontra-se ordenado, no "Ranking Nacional / Sub-17", no 3º lugar em Singulares Masculinos e em 2º lugar nos Pares Masculinos, com Pedro S. Lopes (AAE) e no 21º em Pares Mistos, com Catarina Silva (ESDMII).




Fernando Gouveia - Começaste por praticar Ténis, mas agora estás nas competições de Badminton. Como e porque foi, essa mudança e quais as diferenças, entre as duas modalidades?
Gonçalo Almeida - Comecei desde muito cedo (5 anos) a praticar ténis e joguei até aos meus 12 anos, tendo assim jogado 7 anos em que até tinha alguns bons resultados. Mas isso não foi suficiente para me prender por mais tempo no ténis pois havia muitos aspectos negativos como o facto de não haver sítios cobertos em Aveiro para o praticar. O meu interesse repentino, pelo Badminton deve-se ao facto de gostar imenso deste desporto e poder pratica-lo o ano todo, sendo que os torneios nunca são cancelados devido ao mau tempo.
FG - O que é para ti, o Badminton?
GA - Para mim, o Badminton é um desporto incrível e muito completo, não só ao nível físico como também a nível psicológico. Já faz parte de grande parte da minha vida e do meu dia-a-dia, sendo assim o desporto que mais gosto.
FG - O Gonçalo tal como todos os atletas é estudante. Como concilias estas duas actividades? Que conselho dás aos atletas, que se encontram na mesma situação?
GA - Não é fácil de conciliar as duas actividades principalmente quando se tem objectivos elevados nas duas. E muitas vezes o pior é que nos momentos em que temos mais torneios é quando também temos mais testes dificultando assim ainda mais. Eu tento ser o mais organizado possível e aproveitar ao máximo o tempo de treino e o tempo de estudo. É este o concelho que dou, é serem organizados e produtivos.
FG - E o que gostavas de ser em termos profissionais?
GA – Um dia gostaria de ser Gestor de Empresas.
FG - Habitualmente quantas unidades de treino efectuas por semana, durante quanto tempo e quem é o teu treinador?
GA - Como comecei mais tarde que a maioria dos jogadores tenho necessidade de treinar mais para conseguir estar ao nível deles e devido a isso treino 6/7 vezes por semana de treino em campo de aproximadamente 1h45min e 1/2 vezes de treino físico com a duração de pouco mais de 1 hora
FG - O que que mais gostas de treinar no Badminton?
GA - No Badminton o que eu mais gosto de treinar é a consistência, mas o que eu gosto mesmo é de fazer jogos.
FG - Quais os momentos de competição que consideras como inesquecíveis?
GA - O momento que mais me marcou foi de na época do meu último ano de sub-15 ter sido Vice-Campeão Nacional, na prova de singulares, tendo sido este o primeiro ano que tinha começado a treinar mais intensivamente.
FG - O que achas da relação entre os atletas da CA e os adversários de outros clubes?
GA - Em geral os atletas do CA dão-se bem com todos os outros clubes, há é sempre amizades mais fortes que outras.
FG - Queres deixar uma mensagem para todos os que estejam a pensar praticar Badminton, no teu clube?
GA - Acho que é uma excelente ideia porque o espírito vivido dentro do clube de Albergaria é indescritível, somos um grupo fantástico e todos são bem vindos, além de que o Badminton é sempre bom jogar.
FG - O que consideras fundamental, para o desenvolvimento, do Badminton no CA e em Portugal?
GA - No Badminton do CA, o mais importante era arranjar um pavilhão, na cidade de Aveiro onde pudéssemos treinar todos os dias, pois, a maior parte dos atletas são de Aveiro. E é claro que mais apoios também facilitariam o seu desenvolvimento. Na minha opinião, o mais importante em Portugal, além de mais apoios, era a junção dos melhores atletas no, CAR de modo a evoluírem mais depressa e Portugal conseguir, assim competir com os outros países.
FG -Tens algum familiar que jogue ou que tenha jogado Badminton?
GA - Sim, a minha avó materna já tinha jogado e actualmente o meu irmão também pratica.
FG - Quais os objectivos para esta época e para 2015 / 2016?
GA - Os meus objectivos este ano, passam por ser Campeão Nacional, a singulares e a pares masculinos, com o Pedro S. Lopes, sendo estes dois bastante difíceis de alcançar por isso já ficaria bastante satisfeito, se conseguisse ir a ambas as finais. A próxima época vai ser muito complicada, por isso os meus objectivos são ir às meias-finais, nas três provas e se possível, em alguma passar à final, no Campeonato Nacional.
FG - Quais foram as principais competições que já disputaste? E quais as de maior sucesso?
GA - As principais competições que já participei foram, as duas últimas edições dos Campeonatos Internacionais Juniores de Portugal e também um torneio em Gijón a época passada, mas a de maior sucesso foi mesmo, o Campeonato Nacional, no meu último ano de Sub-15.
FG - Quando começaste a treinar imaginaste que eventualmente terias o potencial que tens vindo a demonstrar?
GA - Não, nunca pensei que pudesse atingir estes resultados em tão pouco tempo.
FG - Qual é a importância do desporto na tua vida?
GA - O desporto para mim é muito importante não só como ocupação de tempos livres como também me dá bases importantes, para aplicar em vários níveis no meu dia a dia.
FG - A humildade e o trabalho são os segredos dos campeões?
GA - Sim, sempre acreditei que sim pois sem trabalho não se chega a lado nenhum e quanto mais trabalharmos melhores resultados teremos, e isto aplica- se não só ao Badminton, como a tudo o resto. Nunca devemos entrar no jogo a pensar que somos melhores, que o adversário, mas devemos sempre entrar no campo respeitando o adversário e dando sempre o nosso máximo, por isso sim, a humildade é sem dúvida, também muito importante.
FG - Em menos de um ano já venceste algumas competições, a que se deve estes belos resultados?
GA - Estes resultados devem se a bastante trabalho, sacrifício e muitas vezes da abdicação de algumas coisas, que gostaria de fazer mas não posso. ou porque tenho torneio ou treino e muitas vezes de passar menos tempo com a família ou os meus amigos.
FG - Gostarias de fazer algum tipo de agradecimento?
GA - Sim, em primeiro lugar gostaria de agradecer, ao professor Gouveia não só por esta entrevista mas por também, juntamente com a professora Manuela Samagaio, me terem mostrado o Badminton e treinado, no meu primeiro ano. Queria também fazer um enorme agradecimento ao meu excelentíssimo treinador Jorge Pitarma, por tudo o que ele tem feito por mim nestes últimos anos, sem ele não estaria a fazer esta entrevista hoje. Outro agradecimento para o capitão Ricardo Silva, pelos ensinamentos e ao meu irmão e ao João Vieira, porque muitas vezes treinamos sozinhos e ainda ao Paulo Gonçalves pela ajuda na parte física. Não podia deixar de agradecer ao meu amigo/patrocinador Tim Willis (YONEX), pelo apoio em material e também ao “patrocínio” (Gelados de Portugal). Como não podia deixar de ser quero deixar, um grande obrigado á grande família do CA por todos os momentos vividos. E para finalizar, um grande obrigado aos meus pais por todo o apoio, que me dão e por confiarem em mim. E sem me esquecer também de agradecer, ao meu parceiro Pedro S. Lopes.

Sem comentários: