linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

domingo, 29 de junho de 2014

A jovem Sofia Setim (CDRP) em destaque no 1ª Campeonato Nacional de sub21

Decorreu este fim de semana na vila de Porto de Mós o Campeonato Nacional Sub21, ultima prova do calendário oficial da Federação Portuguesa de Badminton. O Campeonato Nacional de Sub21 é prova de estreia em Portugal, uma competição já pensada há uns anos, mas que se concretizou apenas este ano, no entanto com alguma polémica à mistura, já que apenas a meio da época a edilidade máxima que rege o badminton em Portugal, decidiu a sua realização. Tanto mais que a prova coincidiu com a realização do Campeonato da Europa de Clubes, o que inviabilizou que a CHELagoense, que representou Portugal em Amiens, França, tivesse em Porto de Mós, alguns dos seus melhores atletas, que fizeram parte da sua equipa. Apesar de ter alguns atletas disponíveis para estarem no Nacional de Sub21, a equipa algarvia acabou por não inscrever qualquer atleta, como protesto, devidamente enviado à FPB. Para o ano por certo a Federação Portuguesa de Badminton irá repensar nova data para esta competição, que foi inédita também no sistema de competição, já que os atletas competiram numa primeira fase em sistema de poule, e uma fase final a eliminar. Esta será também, acreditamos, um sistema competitivo a implementar no circuito nacional em todos os escalões, já que a maioria dos países mais evoluídos na modalidade já o adotaram.
No que diz respeito à competição em si, o destaque vai para a jovem Sofia Setim (CDRP), que depois dos títulos nacionais conquistados no seu escalão (sub17) e em absolutos, conquistou este fim de semana mais dois títulos em sub21, com vitórias em singulares senhoras e pares senhoras, onde fez dupla com Luisa Faria (ADP). Também ficou nos Prazeres o titulo nacional de singulares homens, com Duarte N Anjo a superiorizar-se à concorrência. Em pares homens, a dupla Bernardo Atilano (AJ)/Manuel Leitão (CBC) alcançaram o grande objetivo, o titulo nacional. A Associação Académica de Coimbra conquistou através de Miguel Pinto/Ana Dias o titulo nacional de pares mistos.
De referir que em Porto de Mós, também se realizou uma prova de apuramento de atletas portugueses inscritos para o Europeu de Veteranos. No escalão +55, com mais de 4 inscrições recebidas, a Federação Portuguesa de Badminton, viu-se obrigada a realizar um mini-torneio de apuramento, que ditou os seguintes apurados: Jorge Tavares (CDUP), João Silva, Luis Durando (SIMPS) e Albertino Araújo (FAC)

 
Campeões e vice-campeões nacionais de sub21
Singulares Homens
Campeão Nacional - Duarte N Anjo
Vice-campeão - Bernardo Atilano
Singulares Senhoras
Campeã Nacional - Sofia Setim
Vice-campeã - Sónia Gonçalves
Pares Homens
Campeões Nacionais - Bernardo Atilano (AJ)/Manuel Leitão (CBC)
Vice-campeões - Hugo Jorge/Pedro Mendes (CAO)
Pares Senhoras
Campeãs Nacionais - Luisa Faria (ADP)/Sofia Setim (CDRP)
Vice-campeãs - Gabriela Pereira (AAE)/Joana Lopes (CAO)
Pares Mistos
Campeões Nacionais - Miguel Pinto/Ana Dias (AAC)
Vice-campeões - Duarte N Anjo/Sofia Setim (CDRP)
 
 
Todos os resultados podem ser vistos aqui.

Sem comentários: