linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

terça-feira, 27 de julho de 2010

Ricardo Fernandes fez a Linhas & Finas o balanço da sua 1ª época em Reading, Inglaterra

Linhas & Finas, falou esta manhã com Ricardo Fernandes, primeiro treinador português com contrato de profissional além fronteiras, no dia em que encerrou a época no Centro de Badminton de Reading em Inglaterra. Ricardo Fernandes fez para o nosso blogue um resumo sobre esta primeira temporada como treinador principal do Centro de Rendimento, que culminou ontem com a realização de um torneio de singulares interno destinado apenas a atletas não seniores do Centro de Rendimento.
Na perspectiva de Ricardo Fernandes, este torneio, foi o concluir de uma época de intenso trabalho e de muita responsabilidade, mas, que classifica de extremamente positiva, tendo mesmo excedido todas as suas expectativas! 
Aliás, como sinal de grande satisfação pelo seu trabalho desenvolvido ao longo da época, os responsáveis da comissão do Centro de Rendimento, mostraram-se desde logo interessados na renovação do seu contrato por mais um ano e com mais um de opção, no sentido, de continuar a exercer funções de treinador principal do Centro de Rendimento e ainda como já foi noticiado em primeira mão por Linhas & Finas, foi-lhe proposto a coordenação de toda a área técnica do Badminton da região do Berkshire, proposta essa aceite prontamente pelo técnico português.
- “Desde a minha chegada a Inglaterra senti-me sempre muito bem apoiado pelos responsáveis do Centro de Rendimento , Associação de Berkshire, Federação Inglesa de Badminton e pais dos atletas. Foi também um ano onde apreendi muitas coisas e fiquei a conhecer um pouco melhor a cultura, tradições e mentalidade dos Ingleses.”- adiantou Ricardo Fernandes.
É um facto que, o Badminton em Inglaterra está muito bem organizado, estruturado e desenvolvido e é uma modalidade muito popular e com mais de 3 milhões de praticantes em todo o país, o que torna possível exercer a função de treinador profissional a tempo inteiro.
- “Como treinador principal do Centro de Rendimento trabalhei ao longo da época com mais de 90 atletas dos diferentes escalões. Nas sessões de treino do Centro trabalhei com 6 treinadores assistentes (4 de nível 2 e 2 de nível 1) e uma comissão formada na sua maioria por pais de atletas voluntários que me apoiaram imenso, ajudando-me assim a uma adaptação mais fácil ao meu novo meio de envolvência e às minha novas funções” - , acrescentou.
Desde o início, o seu trabalho foi seguido e acompanhado de perto pela comissão do Centro de Rendimento, Associação de Badminton de Berkshire e Federação Inglesa de Badminton que, através de reuniões períodicas que foram sendo feitas ao longo da época , o foram informando o quanto estavam muito agradados e satisfeitos com o trabalho que estava a ser realizado.
- "Durante esta época tive a oportunidade de dar duas acções de formação para treinadores de Badminton de nível 1 e 2, o que para mim foi um desafio aliciante dado o facto de a interacção entre eu próprio e os participantes ter sido muito interessante e também pelo facto de ter dado essas acções de formação num país estrangeiro que é considerado umas das maiores potências da modalidade na Europa”, lembrou o técnico, que destaca os bons resultados desportivos dos jogadores a nível individual e por equipas, que frequentaram o Centro de Rendimento e ainda o facto de ter sido possível organizar um estágio Internacional na Páscoa em Reading com a presença de atletas Dinamarqueses, Ingleses e dois portugueses (Rafael Lopes e Tomás Nero). Ainda a este nível, Ricardo Fernandes falou-nos sobre o estágio que será realizado muito em breve em Portugal, mais, propriamente no Algarve (Lagoa) com a presença já confirmada de 19 jogadores estrangeiros para além de atletas portugueses entre 27 de Agosto e 5 de Setembro de 2010, numa iniciativa em colaboração e apoio da CHEL - Che Lagoense do Algarve e Câmara Municipal de Lagoa.
Para a nova época de 2010/11 está previsto, dar continuidade a este tipo de iniciativas e, nesse sentido, o Centro de Rendimento de Reading, vai mesmo estabelecer alguns protocolos com algumas Instituições Desportivas de Badminton em Portugal, assim como, alguns protocolos a nível internacional, principalmente, com a Dinamarca e Suécia.
- “ É muito natural que depois de uma época muito positiva, as perspectivas de futuro sejam realmente muito boas e aliciantes e por isso mesmo não posso deixar de sentir-me extremamente satisfeito e muito confiante no futuro”, finalizou Ricardo Fernandes, que já a partir de amanhã, 27 de Julho, irá entrar num período de férias que certamente permitir-lhe-á um recarregar de baterias e regressar na próxima época com mais energia e pronto para enfrentar mais uma época com muitas e boas perspectivas. No final, o técnico português aproveitou para desejar a todos boas férias e uma nova época de muito sucesso!

2 comentários:

Anónimo disse...

Celso - Brasil
O tecnico Luis Carvalho foi tecnico no Brasil em 2003!!

joão boto disse...

Celso!

Que eu me lembre, o Prof. Luis Carvalho foi técnico da Selecção do México e não do Brasil. Pode ter orientado alguns atletas brasileiros duarante alguns torneios, mas técnico no brasil penso que não...