linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Campeonatos do Mundo Escolar de Badminton - vistos pelo Prof. José Vila de Carvalho

Linhas & Finas solicitou ao Prof. José Vila de Carvalho, presente em Sófia no mundial escolar de badminton, com a dupla tarefa de seleccionador nacional escolar e de treinador da selecção nacional escolar masculina, que nos transmitisse um pouco, do que foi a presença portuguesa na Bulgária. Prontamente o Prof. acedeu ao pedido do Blog, e hoje publicamos o seu artigo.

Decorreu entre 26 e 30 de Maio os Campeonatos do Mundo Escolar de Badminton.
A presença nestes Campeonatos eram uma aspiração da modalidade no contexto escolar, desde há uma dezena de anos.
Os argumentos para o afastamento internacional da modalidade foram vários. A Coordenação da modalidade focalizou-se em arrumar a casa, e procurar objectivos concretos para a sua afirmação no contexto nacional, assim desde 2002 a modalidade passou da 8.ª posição nacional em praticantes para o 4.º lugar em 2009, conseguindo evoluir dos iniciais 3 400 praticantes, para os 8 400. Pautando a sua imagem pela correcção e competência nos vários anos de provas. Finalmente em 2010 o almejado objectivo, a participação internacional.
As expectativas eram de; ganhar experiência internacional e observar a realização duns Campeonatos do Mundo, pois a próxima edição será em Portugal em 2012 e a seguinte na China Taipei em 2014.
As equipas de escola foram bastante competentes indo até onde foi possível, a equipa masculina de escolas perdeu 3-2 com a Escócia na fase de grupos, teve a oportunidade de devolver a derrota já na fase a eliminar.esta equipa atingiu assim o 10.º lugar entre 13 equipas o que foi muito bom.
A equipa feminina de escolas atingiu o 5.º lugar, e  à sua frente só ficou mesmo a China. Turquia, China Taipei e Espanha, o que foi excelente para a primeira participação.
As selecções masculinas e femininas quedaram-se pelo 8.º lugar.
Os 5.º e 10.º lugares das equipas foi excelente. O resultado das Selecções foi o possível, contra potências que apresentaram as suas equipas nacionais que têm os seus melhores jogadores em Centro de Alto Rendimento frequentando a mesma escola, foi uma luta inglória,porque não jogámos com as mesmas armas dos adversários.
De salientar que as equipas escola se apresentaram em excelente nível, indiciando que a modalidade nesta zona se apresentou bem, as selecções precisam de outro tipo de investimento, cabendo à Federação Portuguesa outro tipo de ajuda, para que Portugal se apresente com outros argumentos.
Todos os elementos da Delegação portuguesa foram unânimes em declarar que a experiência foi excelente e que técnicos e jogadores saíram daqui mais apetrechados para um trabalho melhor na modalidade.
De salientar que a delegação portuguesa incluiu ainda o Chefe de Delegação Dr. João Pedro Graça, os Juíz árbitros António Farinha, do Desporto Escolar e Sr. João Fragoso, convidado da Federação Portuguesa de Badminton a integrar a comitiva. Os Prof. José Vila Carvalho e Paulo Renato Santos, o primeiro na dupla função de Seleccionador Nacional e Treinador da Selecção masculina, e o segundo como Treinador da Selecção feminina e ainda Fernanda Gomes e Jorge Mendes, respectivamente treinadores da equipa escola feminina e equipa escola masculina.
O convívio foi excelente e salutar entre todos os participantes, tendo o encontro cultural entre as Delegações sido um veículo importante para a amizade que sobressaiu nestes campeonatos.
Fotos: Facebook

Sem comentários: