linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Afinal querem adulterar as "REGRAS DO JOGO", mas quem afinal?

Quando entrou em vigor o novo sistema competitivo dos não seniores, ficou desde logo a sensação que nem tudo estava claro e transparente.
Hoje tenho de facto de escrever umas palavras acerca do que se está a passar em torno das inscrições para a 3ª Jornada do Circuito Nacional de Não Seniores a realizar no Funchal, Madeira. Fiquei preplexo, quando li no passado dia 10 no Blog "O Badmintonista" da responsabilidade do Sr. Prof. Gouveia, e ao mesmo tempo Delegado da FPB da Zona A (Porto/Braga e Aveiro) o que passo a transcrever -"Todos os jogadores apenas deverão ser inscritos, nas provas de singulares, incluíndo os que antecipadamente poderão estar apurados de acordo com as respectivas ordenações, nos “Rankings Nacionais".
As pontuações atribuídas nos Torneios Zonais serão consideradas, desde que e de acordo com o ponto 8 do Artº 3 da “Alteração do Sistema Competitivo de Não Seniores, até ao dia 8 de Fevereiro, os clubes comuniquem à FPB, a desistência dos seus atletas apurados e suplentes, alegando problemas de ordem económica, para efectuarem a deslocação.
As pontuações alcançadas por alguns jogadores poderão ter bastante utilidade, relativo aos 16 melhores, que terão acesso aos Campeonatos Nacionais Individuais, a realizar em Almada, nos dias 8 e 9 de Maio.-"
Desde logo, duas situações me chamaram à atenção:
1º - As pontuações serão consideradas nos torneios Zonais, desde que e de acordo com o ponto 8 do Artº 3 da "Alteração do Sistema Competitivo Não Seniores"...
2º Os atletas apurados e suplentes, em caso de desistência devem  alegar problemas de ordem económica.
Mais tarde no dia 25 de Janeiro, o mesmo Delegado da FPB da Zona A, faz chegar um E-mail aos clubes da sua Zona com o seguinte teor:
"Aos Responsáveis dos Clubes da Zona A
Para a III Jornada do Circuito Nacional, foram inscritos 90 jogadores,da Zona A. O apuramento zonal, a disputar no Porto no próximo sábado, com 76 atletas, estão já apurados, os restantes 14. A estes e a todos os outros que no Torneio Zonal conseguirem os respectivos apuramentos ou ficarem na situação de suplentes, os clubes deverão comunicar à FPB, até ao dia 8 de Fevereiro e de acordo com o ponto 8 do Artº 3 da “Alteração do Sistema Competitivo", a desistência dos seus atletas apurados e suplentes, justificando os problemas para a não deslocação ao Funchal. A todos os jogadores já apurados e que justifiquem a desistência, serão atribuidos 70 pontos. Os jogadores nessa situação são os seguintes:
Sub-11 - Inês Pardilhó e Joana Soares (AMRCT); Sub-13 - Gabriela Pereira (AAE) e João Ferreira (AHBVV); Sub-17 - Pedro Cardoso (FAC); Sub-19 - Ana Silva, José Pereira, Isabel Alves e Paula Carvalho (AAE), Ana I. Almeida (CA), Ana Ferreira e Cristiana Silva (AHBVV), Joana Nunes e Lúcia Prates (BCPF).
Com os meus melhores cumprimentos
O Delegado da FPB / Zona A
Fernando Gouveia
Mais do mesmo, ou seja, ou estamos todos parvos, ou querem-nos fazer passar por parvos! Se no primeiro momento o Sr. Prof. Gouveia, dribla a lei, ao dizer que as pontuações serão consideradas se, e de acorto com o ponto 8 do Artª3 do referida "Alteração ao Sistema Competitivo", que diz - Ponto 8 - "Até à 2ª feira anterior à competição, todos os apurados e suplentes deverão anúnciar caso se verifique algum facto que os impeça de competir", pois em nenhum momento o Artº3 ponto 8, diz que os  jogadores desistentes, tenham a pontuação alcançada no Zonal assegurada. Mas o Prof. Gouveia vai mais longe ao sugerir que os atletas invoquem falta de condições economicas para não se deslocarem à Madeira! Mas bolas, se tinham dificuldades económicas porque se inscreveram? Lembro que este torneio é NACIONAL, e todos os inscritos estão sujeitos desde o momento da sua inscrição, a ficarem apurados directamente, pois não sabem quem se vai ou não inscrever. O Zonal só existe em caso de mais de 16 inscritos! Mas a confusão não fica por aqui, e no mail enviado aos clubes da Zona A o delegado da referida Zona, volta a frizar que todos os desistentes, já apurados directamente para a Madeira, desde que justifiquem a sua desistência serão atribuidos 70 pontos.
Segundo a tabela de pontuações a atribuir para o ranking  do Circuito Nacional de Não Seniores, não encontro qualquer pontuação a atribuir aos desistentes dentro do prazo legal. Encontro sim, são "-4" pontos em caso de falta de comparência durante a prova nacional ou zonal. Relativamente a um atleta  apurado directamente e com desistência dentro do prazo estabelecido no Ponto 8 do Artº 3, aos mesmos tem sido atribuida a pontuação de "0" pontos, inscritos nas tabelas dos respectivos ranking's.
Outros clubes de outras zonas, contactados por este blog, disseram nada saber a este respeito, pois não foram contactados pelos respectivos delegados ou FPB.
É certo que "O Badmintonista" não é o site oficial da FPB, mas o seu editor é o Delegado da FPB da Zona A, e até hoje não li em nenhum lado, um desmentido por parte da Federação Portuguesa de Badminton a tudo o que está "oficializado" pelo Delegado da Zona A. Aliás, e caso a pontuação seja atribuida aos atletas que desistam dentro do prazo, os mesmos serão beneficiados relativamente aqueles que honestamente não se inscreveram por saberem de antemão, não terem possibilidades de se deslocarem à Madeira. Por alguma razão a Zona B não tem zonal, e mesmo as zonas C e D, tem um nº reduzido de atletas. Existe de facto uma enorme discrepância relativamente à zona A com 76 atletas inscritos. Talvez os euros das inscrição falem mais alto....!
Era bom que a Federação clarificasse esta confusão! Ou pelos menos colocasse os pontos nos "i's".
Outra situação alterada nesta 3º Jornada do Circuito Nacional  de Não Seniores, foi a protagonizada pela FPB, que apenas publicou no seu site a lista de atletas a disputar os zonais, contrariando o que fez nas 1ºs duas jornadas, onde constavam os nomes de todos os inscritos  para a respectiva prova do Circuito Nacional de Badminton! O que se quer esconder? O nome dos que vão desistir???Os 70 pontos a atribuir????
Alterar as regras a meio do jogo, chama-se BATOTA.
Clicando na tabela fica de boa dimensão. Para se ver.

Tabela de pontos a atribuir

3 comentários:

Luís Neves disse...

HUM ??!!!

ou em inglês...

What ??!!!

ou será...

Who ??!!!

ou...

Why ??!!!

epá...estou confuso, de inglês até percebo, mesmo quando se trata de conjugar adjectivos possessivos, agora de regulamentos e questões de arbitragens, não "pesco" nada...

epá, ó João se calhar temos andado distraídos e é como tu dizes... somos mesmo parvos!!!

tenho que ir ao Endireita para avaliar das minhas "dificuldades mentais"!! ou será "faculdades mentais"??? bem o Sr.º Endireita logo me diz!!

Anónimo disse...

ai ai ai, ai ai.... não há para aí um Volante Dourado...o que se passa aqui?? Não percebo nada disto mas... 70 pontos sem sair de casa?!?! Epá, essa nem o Houdini!

henrique sim-sim

Luís Neves disse...

Sabes Henrique podem até nem ter que sair de casa, mas tiveram que pagar 2 euros...

o que dá uma média de 1 euro por 35 pontos, hoje em dia não há nada grátis...

olha já agora tu não sabes de nenhum Endireita por aí??