Pedro Martins manteve esta semana o 115º lugar no ranking do Badminton World Federation, apesar de não ter participado em qualquer prova internacional. O atleta algarvio de 19 anos, está esta semana em Gales, podendo por isso, na próxima semana subir mais um pouco na tabela de singulares. Ainda nos singulares homens, Nuno Santos subiu 7 posições, mantendo-se no entanto ainda longe dos seus objectivos. O conimbricense está na 533ª posição. José Pedro Sousa, que esta semana regressou à competição, é o 639º, subindo no entanto 10 lugares. Em femininos, Telma Santos caiu 22 lugares, ocupando esta semana a 134ª posição com 9514,24 pontos. Ana Moura desceu 25 lugares, para a 225ª posição da tabela feminina. Quem subiu ligeiramente, foi Helena Pestana, que com 3220 pontos ocupa a 263ª posição. Com a entrada directa no QP dos Internacionais de Gales, é provável que a madeirense, pule mais uns lugares no ranking. Vânia Leça, subiu 8 lugares, até à 341ª posição.
Em termos internacionais, e depois do Open da China Super Series, tudo ficou práticamente na mesma, com Chong Wei Lee da Malásia e Yihan Wang da China a comandarem os respectivos rankings de singulares. No entanto, uma referencia para Jan O Jorgensen da Dinamarca, que com os 7800 pontos conquistados na China, subiu ao 10º lugar do ranking de singulares homens, enquanto que a chinesa Xin Wang deu também um salto até ao 10º lugar.
3 comentários:
Como é q é o sistema de pontuação no badminton? Faço esta pergunta porque admira-me q ainda o lee chong wei esteja em primeiro, porque o lin dan ganhou os torneios mais importantes como: all england , o campeonato do mundo, o china masters , super series de frança e da china , além de ser o actual campeão olimpico. Apeasar de ele nao jogar muitos torneios acho inexplicável um jogador q ganha os principais torneios ainda estar em 2º lugar do ranking . Não devia ser como no ténis em q os jogadores q ganham os principais torneios sao fortemente beneficiados?
Olá António!
A pontuação de um torneio é dada consuante o nivel desse mesmo torneio.Sendo que os Super Series são os mais pontuados. Sobre a questão do Chong Wei Lee, estar ainda na frente, isso deve-se ao faco dele ter mais torneios, logo conseguiu mais pontos que o Dan Lin. Enquanto que o malaio tem 15 provas disputadas o chinês apenas tem 9. Semanalmente o BWF actualiza o ranking, retirando os pontos aos atletas que participaram em torneios um ano antes e adiciona os dos torneios ocorridos nessa semana. Os atletas que participam em provas de equipa, também são pontuados e os respectivos pontos adicionados ao seu ranking.
Abraço
JB
Boto e António,
Acrescentaria ainda um pormenor importante. Contam as melhores 10 pontuações em torneios internacionais num espaço temporal de um ano. Ou seja, o Lee Chong Wei participou em 15 torneios ponruáveis, mas contam apenas os seus 10 melhores (pois é uma média por 10), enquanto ao Lin Dan contam os 9 torneios que participou (e divide por 10 na mesma).
Abraços
Enviar um comentário