Foi há...
Semanalmente revisitamos as noticias publicadas no blogue Linhas & Finas há 15 e 10 anos respectivamente e seleccionar as mais relevantes publicadas na época. Iremos assim recordar o que de mais importante acontecia com os protagonistas e não só da nossa modalidade. Os jovens que estão á pouco tempo na modalidade podem assim conhecer mais um pouco da história da modalidade nos últimos 15 anos. Como é do conhecimento geral, o blogue esteve parado praticamente 8 anos o que me impede agora de relembrar as noticias de há 5 anos atrás.
Foi há... 15 anos👀👀👇👇
02.05.2010👀👇
"SUPER" TELMA SANTOS VENCE 45ºS INTERNACIONAIS DE PORTUGAL
Uma Telma Santos, como nunca se tinha visto, venceu esta manhã a prova de singulares senhoras dos 45ºs Internacionais de Portugal, que hoje terminaram no Centro de Alto Rendimento para o Badminton, nas Caldas da Rainha. Telma Santos de 26 anos, venceu na final Helen Davies por 2-1 (21-17/19-21/21-12), 2ª cabeça de serie da competição, 69ª jogadora do Mundo e vice-campeã de Inglaterra. Uma vitória de todo merecida, esta conquistada pela penichence, que teve uma prestação notável ao longo de toda a prova. De facto, Telma Santos foi crescendo de partida em partida, e já ontem na 1/2 final tinha dado excelentes indicações, daquilo que viria a acontecer esta manhã. Uma grande vitória da melhor atleta portuguesa da actualidade, que com os 2500 conquistados no Open de Portugal, vai na próxima quinta-feira, quando for publicada a tabela da BWF, subir mais uns degraus no ranking mundial. A última portuguesa a vencer os Internacionais de Portugal tinha sido Maria Jose Gomes em 1989.
Em singulares homens a vitória foi para o malaio Kenn Lim que venceu o alemão Fabian Hammes por 21-14/21-17. Confira todos os resultados das finais do quadro em baixo.
03.05.2010👀👇
UMA SEMANA EM CHEIO!!! ... E O ESTRANHOS CASOS DA CASA MÃE
Esta semana que passou foi fértil em acontecimentos. Primeiro foi a questão das "inscrições falhadas", dos clubes CHE-Lagoense e Clube Futebol Andorinha para o campeonato nacional de seniores, uma situação que coloca fora de prova, muitos dos melhores atletas nacionais de Elites. Entre eles está o melhor atleta nacional da actualidade, Pedro Martins, campeão nacional de Elites em 2009 e grande candidato à renovação do título. Mas nesta situação encontram-se também os atletas Marco Vasconcelos, Fernando Silva, Rafael Lopes, Filipa Lamy, etc...! Linhas & Finas apesar de já ter conhecimento desta situação à vários dias, acabou por nada revelar, na tentativa de ainda ser possível, a presença destes atletas no Nacional 2009/10. É verdade que a razão está do lado da Federação Portuguesa de Badminton, não coloco isso em dúvida, até porque existe um prazo legal para se realizarem as inscrições. Os clubes em causa são os únicos culpados, mas ao mesmo tempo, temos conhecimento que já por várias vezes se resolveram questões idênticas, logo devia prevalecer o bom senso. Até porque, é de todo o interesse para o badminton nacional, que o Campeonato Nacional de Elites, seja disputado pelos melhores dos melhores. O próprio seleccionador nacional Tom John, não entende a intransigência por parte da FPB. A "guerra" entre alguns clubes e a FPB, não pode, nem deve atingir os protagonistas da modalidade, que são os jogadores. É mais do que certo, a saída de Tom John de seleccionador Nacional!
03.05.2010👀👇
UMA SEMANA EM CHEIO!!! ... E O ESTRANHOS CASOS DA CASA MÃE
| Os cartoons de Dalhú Dudu |
Realizaram-se pela 1ª vez, no Centro de Alto Rendimento para o Badminton nas Caldas da Rainha, os Internacionais de Portugal, e logo com uma extraordinária vitória de Telma Santos. A portuguesa alcançou um sonho, domingo realizado, e logo na nova casa do badminton em Portugal. Telma Santos está de parabéns, tal como o seu treinador Luís Carvalho, que tal como a sua atleta, se emocionaram no momento da vitória.
Mas os Internacionais de Portugal também ficaram marcados, pela retirada do patrocínio da "Victor", a meio da prova! Pena, que as partes interessadas, não se tenham entendido para bem da modalidade e de todos. Nem as reuniões entre FPB e o responsável da Victor para a Europa, vindo de propósito da Alemanha às Caldas da Rainha, resolveram o problema!
Ao mesmo tempo, uma delegação de políticos e não só, constituída pelo Secretário de Estado do Desporto, Dr. Laurentino Dias, pelo Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Dr. Fernando Costa, pelo Comandante Vicente Moura, Presidente do COP, e alguns deputados eleitos pelo circulo eleitoral de Leiria, acompanhados pela direcção da FPB, visitavam as instalações do CAR.
Em Itália, uma delegação de jovens atletas portugueses, comandados por Marco Vasconcelos, deram cartas em Merano. Sofia Setim (sub13) e Hugo Batista (sub15) venceram em singulares, mas Duarte Anjo e Daniela Conceição também estiveram em grande destaque.
João Boto
Foi há... 10 anos👀👀👇👇
03.05.2015👀👇
OS FUTUROS CAMPEÕES - ARTIGO OPINIÃO DO PROF. GOUVEIA
A rubrica "Os Futuros Campeões" tem como objectivo continuar a incentivar, clubes e escolas para o aumento de uma maior "Base da Pirâmide", para termos muitos “Pedros e Telmas” e uma mais alta competitividade, para em, Jogos Olímpicos, competições europeias e mundiais, que são uma “Montra Política” onde cada país pretende sobressair, pelo que Portugal terá que trabalhar a longo prazo, para que o Badminton dentro de 12 a 15 anos seja conduzido, para outra realidade e sem elevados custos adicionais, pelo que será necessário, habilidade, elevada competência e também mudanças de mentalidades, nomeadamente, com o desenvolvimento da actividade desportiva, com crianças e jovens.
A Associação de Badminton da Região Autónoma da Madeira, a Associação de Badminton de São Miguel, a CHE-Lagoense e o Colégio do Amor de Deus / Alcabideche, estão a investir no Mini-Badminton.
No entanto deverá haver determinado cuidado, na actividade de Mini-Badminton para crianças e não Badminton, para adultos em miniatura... Um dos principais erros que se cometem, quando se pretende organizar, um programa de treino para os escalões de formação.
O Mini-Badminton é uma variante do Badminton clássico, destinado a crianças abaixo dos 12 anos (categorias Sub-11 e Sub-9), pelo que o campo, altura da rede (os postes que seguram a rede devem ter um mecanismo de bloqueio, na altura de 1,30 m e deve estar suficientemente firme), a pontuação dos jogos mais reduzidos, o tamanho das raquetes de acordo, com a estruturas das crianças e a utilização de volantes sintéticos.
A população juvenil terá que ter uma educação desportiva suficientemente bem trabalhada. Mas para, que seja possível essa importante e necessária mais-valia teremos que investir, nas crianças, do 1º ciclo fazendo um enorme esforço, para evitar que a nossa juventude seja afastada da actividade física e desportiva provocando o sedentarismo e assim um aumento muito significativo dos níveis de obesidade entre crianças e jovens, para isso terá que haver elevada organização estrutural.
O desporto escolar é cada vez mais uma “mentira”, pois, participam os alunos que treinam e competem, no mundo do desporto federado. Os pais, preocupados em equilibrarem o orçamento familiar, estão cada vez mais, a retirar os seus filhos do desporto nos clubes e como as escolas, não têm capacidade de organizar devidamente o seu Desporto Escolar, teremos as nossas crianças e jovens, com preocupante falta de actividade motora provocando, que passem demasiado tempo sentadas, na escola e depois em casa, a ver novelas na televisão ou a utilizar, os computadores. As necessidades em termos do desenvolvimento das capacidades físicas, psicológicas e fisiológicas, assim, como as cognitivas e emocionais dos mais jovens, a que podemos acrescentar a sua expectativa, em relação à actividade física e prática desportiva, são completamente diferentes das dos adultos.
Como responsáveis pela carreira de jovens atletas, o treinador não pode limitar-se, a adaptar os programas de treino dos adultos, aos escalões de formação, mas tem sim, de criar modelos de treino completamente adaptados às necessidades específicas de cada etapa do desenvolvimento.
02.05.2015👀👇
02.05.2015👀👇
ANTONIO NEVES AFASTADO DA FINAL DO MASTER SUB13/SUB17 DE OVIEDO, ESPANHA
O líder nacional de sub13 António Neves cedeu nas 1/2 finais do Master sub13/sub17 de Oviedo, competição de nível 5*, a contar para o circuito e ranking das respectivas categorias. António Neves perdeu com Omar Vila (Rachaplumas) pelos parciais de 21-14/19-21/20-22, falhando assim o acesso à final da prova de singulares homens.
Depois de uma 1ª fase em que o português mostrou bastante superioridade, e de ultrapassar os 1/4 final com alguma folga, hoje o atleta natural de Ourém, apesar de começar por vencer o primeiro set, acabou por não ser feliz nos dois sets seguintes, perdendo pela vantagem mínima, numa partida bastante disputada. Lembramos que Omar Vila esteve presente e venceu a última edição do Torneio Internacional da Novasemente GD, realizado em Espinho no passado mês de Março.
Apesar da derrota, António Neves melhorou o resultado alcançado o ano passado na mesma competição. Esta foi a última participação de António Neves esta temporada em Espanha, e também a última como atleta sub13.



Sem comentários:
Enviar um comentário