linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

JOSÉ BENTO 50 ANOS DE BADMINTON 12/12/2009

José Bento - 1/2 século de dedicação ao badminton 12/12/1959 - 12/12/2009

Não serei por ventura, a pessoa mais indicada para falar do “Zé Bento”. No entanto, neste dia 12/12/2009 em que o " Senhor Badminton”, comemora ½ século na modalidade não podia deixar de escrever neste espaço privilegiado, algumas palavras ao meu amigo José Bento, que conheci em meados de 1975, quando também eu juvenil, me iniciei na modalidade!
O José Bento, foi para mim e para a maioria dos aficionados do badminton, o jogador mais completo na modalidade. A sua longa história na modalidade é também a mais rica, e nela está retratada toda uma vida (50 anos) de dedicação a uma modalidade que se tornou Olímpica nos jogos de Barcelona em 1992. José Bento, amado por uns, incompreendido por outros, é no entanto um gentleman dentro e fora dos courts.
José Bento, nasceu em Lourenço Marques, Moçambique, no dia 5 de Janeiro de 1946 e pegou pela primeira vez numa raquete, no dia 12/12/1959 na Escola Comercial Veiga Simão tendo-se filiado pela 1ª vez, na Federação Portuguesa de Badminton no dia 6/1/1961 com o nº 585. Para além de jogador ao longo deste 50 anos, José Bento foi seccionista, juiz-árbitro, treinador, seleccionador nacional, e dirigente federativo.
Em 1971 tornou-se Sócio de Mérito da FPB e em 1984 Sócio de Mérito com Distinção da FPB.
O reconhecimento internacional, chegou em 2000 quando a IBF, actual BWF-Badminton World Federation, lhe atribuiu o “Meritorious Service Award”.
Na sua carreira como atleta, ninguém até hoje o igualou. O “Senhor Badminton”, sagrou –se 9 vezes Campeão Nacional de Honras, 8 delas consecutivas entre 1966/67 e 1973/74 ao serviço do Sport Lisboa e Benfica. O último titulo de singulares aconteceu na época 1977/78 já ao serviço do Badminton Clube de Portugal. Ainda a nível individual, foi 11 vezes campeão nacional de pares homens, 8 com Marques da Costa e as últimas 3 com Jorge Cruz. José Bento foi ainda campeão nacional em pares mistos por 7 vezes, 5 com Isabel Rocha e 2 com Ana Monteiro. Por equipas, o “Senhor Badminton”, sagrou-se por 6 vezes campeão nacional de equipas mistas (4 SLBenfica; 1 GDEPraia; 1 CRPEncarnação), e por 14 vezes campeão nacional de Equipas homens (11 SLBenfica; 2 GDEPraia; 1 BCPortugal). José Bento venceu ainda por duas vezes os internacionais de Portugal: em 1965/66 com Isabel Rocha em pares mistos e em singulares homens no ano de 1966/67. Outros títulos e outros torneios foram ao longo dos anos conquistados por este verdadeiro campeão de humildade. Ao longo destes 50 anos, o José Bento foi coleccionando fotos, recordações e recortes de uma vida dedicada ao badminton, que com o nascimento da blogosfera, decidiu partilhar toda esta vida de dedicação à “Nossa” modalidade, através do seu excelente blog (http://www.josebento.com/).

PARABÉNS José Bento, mas se me é permitido, PARABÉNS de toda a família badmintonista.
João Boto
_______________________________________________________________

José P Assunção

O Zé Bento, um SENHOR, dentro e fora do campo de Badminton. Foi sem dúvida até hoje, o jogador mais completo e com mais títulos ganhos, era um prazer vê-lo jogar, uma visão de jogo e colocação única, aliado a um fair-play invulgar. Fora do campo, um amigo, com quem se pode contar, sempre disponível para ajudar, tudo e todos. O Badminton deve-lhe muito e nós, os que o conhecemos, uns privilegiados.
Um exemplo a seguir como Homem e Desportista.
Bem hajas Zé,
Aquele abraço,

Cátia Mariano
50 anos de badminton, 50 anos de histórias, 50 anos de vitorias, 50 anos de muitas amizades.O nosso José Bento comemora no dia de hoje uma data memorável na história do badminton em Portugal. Ele é sem dúvida o nosso Eusébio, aquele que vamos recordar sempre e para sempre como o melhor jogador de badminton de todos os tempos.Treinou muito e dedicou-se de corpo e alma a esta modalidade, por isso hoje é o seu dia, o dia em que prestamos a nossa sincera homenagem.A nossa modalidade, todos os jogadores e o desporto em Portugal só têm de agradecer a pessoas como o José Bento que lutaram e ainda lutam por um badminton competitivo e sobretudo saudável, onde todos possam jogar com prazer.Da minha parte MUITO OBRIGADA, por toda a amizade, por todos estes anos de dedicação a mim, aos meus treinos, aos meus momentos de glória, aos meus momentos de tristeza.
MUITO OBRIGADA.
Que este dia tão especial seja recordado entre nós para que um dia possamos talvez alcançar metade do que ele alcançou.
Muitos Parabéns!

Jorge Azevedo
Mais um campeonato ultrapassado com sucesso. Continua...
Foi um privilégio poder ser orientado pelo José Bento na Selecção Nacional, na altura em que se ia à Europa jogar Badminton uma vez por ano ... com volantes de penas !?!!...
Nessa altura já a sua postura calma e a sua experiência eram transmitidas aos atletas mais novos, dando-lhes conselhos e incentivos, nas alturas certas.
Actualmente as suas opiniões são sempre pertinentes, sempre do lado da Badminton.
Por isso pode-se considerá-lo como um grande
AMIGO DO BADMINTON
Parabéns Bento
Jorge Nogueira
É com sentida satisfação e alguma nostalgia que escrevo estas linhas .
O Bento foi um dos meus ídolos do badminton e uma das referências que me acompanha nos últimos quarenta e poucos anos de badminton .
A sua postura de treino sério e enorme empatia com a modalidade deram.lhe um palmares invejável que culminou com o reconhecimento por parte de um órgão internacional de enorme prestígio da nossa modalidade .
O seu espírito lutador pela causa levou-o a desempenhar diversas funções com o espírito de puro amor a modalidade .
Um exemplo de postura na tolerância no saber ouvir , pensar , expor e dialogar .
Um atleta que põe a modalidade sempre a frente de quaisquer outros interesses
Neste aniversario dos 50 anos de badminton aqui deixo o meu testemunho do enorme privilégio que tenho de conhecer um homem um amigo e um atleta ímpar .

Sem comentários: