linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

terça-feira, 21 de julho de 2015

Terminou também a época para arbitragem nacional!

Terminou mais uma época também para a arbitragem nacional. Ser árbitro/juiz de badminton não é fácil. Existem muitos árbitros/juízes em Portugal mas infelizmente apenas uma pequena parte continua em actividade. Alguns deixaram a arbitragem por se desligarem da modalidade, outros porque a sua vida profissional o não permite e outros ainda porque se fartaram de promessas nunca cumpridas pelo organismo máximo. Apesar de tudo, nos últimos anos a FPBadminton voltou a apostar em cursos na tentativa de captar novos valores. O facto dos torneios nacionais de não seniores voltarem a ter árbitros tem contribuído para um aumento dos interessado na arbitragem, aliado ainda ao facto de Portugal contar agora com dois árbitros reconhecidos pelo Badminton Europe. Primeiro João Lopes (Leiria) e depois João Fragoso (Mora) que tem levado o bom nome da arbitragem nacional além fronteiras. Não esquecendo ainda Susana Maldonado, a mais antiga árbitro/juiz em actividade e única Juiz-árbitro portuguesa credenciada pelo Badminton Europe. Mesmo sem apoios oficiais, João Fragoso e João Lopes tem realizado um enorme trabalho em prol da arbitragem portuguesa.
Neste momento outros valores despontam na arbitragem em Portugal, e alguns dos actuais estagiários e futuros árbitros mostram potencial. É necessário no entanto uma maior dinâmica e, pena é, que a Associação de Árbitros associada na FPB, esteja inactiva e não dê o apoio necessário como aliás acontece nos países onde a modalidade é mais evoluída.
Também será importante aos outros agentes da modalidade compreender o quão difícil é ser árbitro ou juiz. Um árbitro ou um juiz de badminton deve ser isento e muitas vezes erra, tal como erra um jogador, um treinador ou um dirigente.
Esperemos que 2015/16 seja um ano ainda melhor para a arbitragem nacional... e que seja publicada a respectiva classificação de árbitros para a próxima época...

Sem comentários: