linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Entrevista com... Ana Catarina Marques, conduzida pelo Prof. Fernando Gouveia.

Entrevista com...
Ana Catarina Marques
Introdução - Ana Catarina Marques, atleta Sub-15 do Novasemente Grupo Desportivo, natural de Ovar e residente em Esmoriz é estudante do 8º ano, na Escola Secundária de Esmoriz.
Presentemente encontra-se ordenada, no "Ranking Nacional / Sub-15", no 7º lugar em Singulares Femininos, em 3º lugar nos Pares Femininos, com Inês Pardilhó (NGD) e em 7º lugar, nos Pares Mistos, com João Chang (CHEL).
Na época desportiva de 2014 / 2015, Ana Marques integrou, a Equipa Feminina, que foi Campeã Nacional e a Equipa Mista, Vice-Campeã Nacional, ambas no escalão Sub-15. Nos Campeonatos Nacionais Individuais foi campeã nacional na prova de pares mistos, com João Chang (CHEL).


Fernando Gouveia - Porque escolhes-te, o Badminton como o teu desporto preferido e qual foi, a reacção da família e com que idade começaste, a praticar a modalidade? 

Ana Marques – O meu irmão andava no Desporto Escolar na Escola Secundária de Esmoriz e foi chamado para treinar no clube SPO, fui assistir a um treino e deu-me vontade de experimentar. Comecei a praticar com 10 anos. A partir daí não consegui largar este desporto. Os meus pais aceitaram muito bem, desde o início que me apoiam e acompanham.
FG - Quais os teus planos, para a próxima época desportiva?
AM - Os meus planos para a próxima época é ser campeã nacional sub-15 nas três provas e fazer o Circuito Europeu sub-15 para preparar o Campeonato da Europa em Fevereiro na Rússia.
FG - Tens amigos, no teu clube e já conseguiste amizades, com atletas de outros clubes?
AM – Sim, é fácil criar amizades neste desporto, dentro e fora do clube que praticamos. Nos torneios dá para aproveitar para estar com pessoas que só consigo ver nesses eventos e é sempre bom passar algum tempo com eles. 
FG – Qual foi a sensação, por teres sido Campeã Nacional?
AM - A sensação foi incrível, é sempre bom conseguir ser campeã nacional e dá-me mais vontade de lutar para concluir os meus objetivos. Faz-nos crescer como atletas e faz com que tenhamos mais responsabilidades.
FG - Qual foi o momento que mais te marcou durante, os torneios já disputados?
AM – O momento que mais me marcou foi ter conseguido ser campeã nacional nas três provas a época passada, fiquei muito feliz.
FG - Qual é o teu maior sonho, no Badminton?
AM - Gostaria de puder representar Portugal nos Jogos Olímpicos, seria muito importante e também uma honra.
FG - Para além do Badminton, quais são os teus outros passatempos?
AM - Apesar do badminton me ocupar muito tempo, gosto de passar os meus tempos livre a ler, jogar PlayStation ou estar com a família e com os amigos nos fins-de-semana quando não há torneios.
FG - Qual a marca de raquetes e de sapatilhas, que mais gostas de usar?
AM - A marca que mais gosto e utilizo é a Li-Ning, pela qual sou atualmente patrocinada.
FG - Qual é a importância que dás, em praticar actividades desportivas?
AM - A prática de atividades desportivas é importante para manter o nosso corpo saudável e ativo, criamos várias amizades e quando gostamos do desporto, mantemo-nos focados em atingir objetivos e sentimo-nos felizes ao fazê-lo.
FG - Quem é o teu treinador, quantos treinos efectuas por semana, com a duração de quanto tempo?
AM - Os meus treinadores são o Luís Pinto e Roberto Spínola. Treino de 5 a 6 vezes por semana com duração de 2 horas cada um.
FG - Qual o teu objectivo nos estudos?
AM - O meu objectivo nos estudos é conseguir boas notas para entrar na Universidade, mas ainda não tenho definido o curso que pretendo seguir.
FG - Sentirias orgulho se fosses convocada, nos próximos anos para representares a Selecção de Portugal?
AM – Sim! Seria muito importante para mim ser convocada para representar Portugal porque seria um reconhecimento do trabalho e dedicação desempenhado durante estes anos de prática.
FG - Quais são os aspectos positivos e os negativos de seres uma atleta?
AM - Existem muitos aspectos positivos, mantém o nosso corpo activo, ajuda-nos a criar laços de amizade, faz com que mantenhamos a atenção num objectivo e tentar concretizá-lo. Aspectos negativos é a falta de tempo para estudar e estar com a família nos fins-de-semana.
FG - Terminada a época desportiva e depois, do encerramento do ano lectivo, quais serão as tuas actividades nas férias?
AM - Vou continuar a treinar, mas também aproveitar as férias para estar com os amigos e família, ir à praia e arranjar passatempos que me cativem. 
FG - O que mais gostas de ler, no blogue Linhas & Finas/+ Badminton?
AM - Gosto de me manter a par das notícias sobre os atletas portugueses e estrangeiros nas competições internacionais.
FG - Gostarias de fazer algum tipo de agradecimento?
AM - Gostaria de agradecer ao Professor Fernando Gouveia e ao João Boto / Blog Linhas & Finas /+ Badminton pela entrevista. Agradeço à minha família, pelo apoio dado durante estes anos todos, a ajuda que me deram para tudo e por nunca me deixarem desistir dos meus sonhos. Obrigada ao Luís Pinto por me ter ensinado tudo o que sei hoje, dedicação e persistência para comigo nos treinos e nos torneios pois sem ele não conseguiria ganhar o que ganhei até hoje. Obrigada ao Roberto Spínola pelas ajudas e persistências durante os treinos, nunca me deixando desistir ou parar. Obrigada ao Hugo Ferreira que, apesar de não me treinar, tem sido um grande apoio. Um grande agradecimento ao Pedro Gomes por me ajudar nas minhas dificuldades e por conseguir meter-me sempre contente. Agradeço à Li-Ning Europa pelo patrocínio, aos meus patrocinadores “Beatriz dos Panos”, X5-Heath Club e Farmácia Machado. Obrigada ao Paulo Tomás e à Fisioterapeuta Joana pela ajuda dada esta época!

Sem comentários: