linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Entrevista com... António Neves conduzida pelo Prof. Fernando Gouveia


Entrevista com... António Neves 
António Neves, atleta do escalão Sub-13 nasceu a 18 de Setembro de 2002, natural de Seiça e aluno do 7º ano, na Escola Secundária de Ourém está, após a 3º Jornada Nacional ordenado, no 1º lugar em Singulares e Pares Masculinos, com David Duarte e em 5º lugar, em Pares Mistos, com Mariana M. Afonso (CAD). António foi, o grande vencedor do Master Sub-13 "A Estrada", prova pontuável para o "Circuito Espanhol" vencendo na final, Carlos Santiago Fernandes (San Amaro - GAL) por 2-0 (21-12/21-14). Tem o pai, Luís Neves como seu treinador, desde a primeira hora e na sua residência foi construído um "court" de badminton que tem ainda, um ginásio devidamente apetrechado. Os clubes que já representou foram o GRAJ (2009/2010, 2010/2011 e 2011/2012), a AAE (2012/2013) e a CHEL (2013/2014 e 2014/2015).



Linhas &Finas/+badminton - Conta-nos como tudo começou e como foi a reacção da família quando viram que era a sério?
António Neves - Tudo começa, com o facto de que desde, que me lembro, o meu irmão e o meu pai jogarem badminton, por isso foi normal eu também começar a jogar e mais ainda depois do verão de 2008 passei, a ter em casa um "court" o que me levou, a ter badminton praticamente todos os dias. Quanto a reacção da família não sei, até porque nem sei o que é isso de ser a sério ou deixar de ser a sério, o que sei é que hoje faço, o que gosto e que tenho todo o apoio da minha família.
L&F - Com que idade começaste a jogar badminton?
António Neves - O meu pai diz que foi com 3 anos, mas eu nunca me lembro de não jogar badminton, sei que o meu primeiro Torneio foi o “6º Momento dos Torneios de Divulgação” organizado pela ABDLS, em Junho de 2009 tinha eu 6 anos e que, em Setembro desse ano fui federado, pelo GRAJ na FPB.
L&F - Porque é que te decidiste pelo badminton, em vez de outro desporto?
António Neves - Porque sempre foi o que mais gostei de fazer, pratiquei outros desportos, como natação, karaté e ténis de mesa, mas sempre que os horários não me deixavam praticar, o meu badminton como queria abandonava, o outro desporto.
L&F - Já participaste em alguns torneios, em Espanha. Fizeste amizades?
António Neves - Já fui a oito Torneios em Espanha, o meu primeiro foi em Oviedo no final da época 2012-13, durante a época passada fui, a quatro e nesta época já fui a três, conheci muitas pessoas e fui sempre bem recebido e bem tratado em Espanha, mas como diz o meu pai eu não vou a Espanha para fazer amizades vou para jogar badminton.
L&F - Qual foi momento que mais te marcou durante, os torneios disputados em Espanha?
António Neves - Todos os momentos são importantes lembro-me, por exemplo do nervosismo que senti, no meu primeiro jogo do primeiro Torneio em Espanha, mas até agora sem dúvida que ter ganho o “Master de A Estrada” em singulares foi, o mais importante para mim e para o meu projecto.
L&F - Qual é o teu maior sonho, no badminton?
António Neves - Tenho muitos sonhos porque sonhar não é difícil, mas para já o sonho que quero realizar é o de ser Campeão Nacional de Singulares, há outros mas tem que ser um de cada vez.
L&F - Para além do badminton, quais são os teus outros passatempos?
António Neves - Bem, para além do badminton adoro jogar badminton, ver vídeos de badminton, enfim sempre badminton, mas também gosto de ver televisão, navegar na net e jogos de computador.
L&F - Que marca de raquetes e de sapatilhas que mais gostas de usar?
António Neves - Eu tenho a honra de ser jogador oficial da VICTOR desde 2012 e é com muito orgulho que eu recebo por parte da VICTOR e principalmente do Sr. Andreas Sieveres, imenso apoio com material, mas sobretudo, com muitas mensagens de incentivo e reconhecimento do meu esforço e dos meus resultados.
L&F - Qual é a importância que dás em praticar actividades desportivas?
António Neves - Acima de tudo acho que é muito importante, a nível da saúde física e mental, mas também é importante para me ajudar, a ter auto disciplina e auto motivação.
L&F - O que foi mais gratificante para ti desde que praticas badminton?
António Neves - Tenho muitas memórias boas e algumas menos boas, mas ter conseguido o patrocínio e poder fazer parte da família VICTOR foi das coisas que mais satisfação me deram até hoje. 
L&F - Tens algum ídolo no badminton que te possa inspirar?
António Neves - Existem muitos jogadores que eu gosto e dos quais vejo vídeos de jogos, mas o único e grande ídolo que tenho … sou Eu !
L&F - Quantos treinos efectuas por semana, com a duração de quanto tempo e consegues conciliar bem com a escola?
António Neves - Depende do meu plano de treinos, mas pode ir desde 6 sessões por semana até 10, em média serão 8 sessões caso nessa semana não haja competição, depois há treinos que têm, a duração de 60 minutos e há treinos que tem a duração de 4 horas, mas em média, um treino normal é de 120 a 150 minutos. Conciliar com a escola é cada vez mais difícil, porque o tempo que dedico ao badminton tanto, nos treinos como em competição, não o posso dedicar aos estudos e quando oiço alguns adultos, a defenderem que é possível conciliar, o desporto com os estudos e ainda ter que ser excelente nas duas coisas, só me apetece perguntar a esses adultos, em que é que eles já foram excelentes? Mas, o importante para mim é que, os meus pais percebem essas dificuldades e apoiam-me sempre qualquer que seja a minha decisão.
L&F - Qual o teu objectivo nos estudos?
António Neves - Neste momento estou no 7º ano e o meu objectivo é acabar, o ano com aproveitamento em todas as disciplinas se possível com nota de 4, para tentar mais seria necessário, que a escola percebesse o que implica ser atleta e tivesse mais abertura em colaborar, no meu projecto de tentar ser um atleta de badminton de alto desempenho.

Sem comentários: