linhasefinas

Acompanhe aqui as noticias mais significativas sobre badminton

Leia tudo numa só página, as "noticias" e os "cartoons". Participe...enviando-nos noticias de badminton da sua Região, Clube ou Associação, que estas serão publicadas para uma maior divulgação da modalidade. e-mail : linha.boto@gmail.com

Há notícias que só no maior jornal de badminton
de Portugal se podem ler....


Última Hora

...

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Entrevista com João Artur Silva - Entrevista conduzida pelo Prof. Fernando Gouveia

Entrevista com João Artur Silva
João Artur iniciou a actividade como jogador federado, no Sporting Clube de Espinho, em Agosto de 1976, com a idade de18 anos, e ao longo da sua carreira desportiva foi, em 1978 Campeão Nacional de 3ªas categorias, na prova de Pares Homens fazendo dupla, com António Pinto Leite, em 1980 foi Campeão Nacional de 2ªs Categorias e venceu o Nacional de 1ªs Categorias, em 1985, ascendendo à Categoria de Honras B. De 2001 a 2008 foi Campeão Nacional de Veteranos B, em Pares-Homens, com Manuel António Coimbra, que também venceram, o Campeonato Nacional de Veteranos C, em 2011. João Artur teve ainda agradáveis participações, nos Torneios Internacionais de São Martinho, em Espinho tendo sido também, um dos responsáveis, pela organização, no Iº Trofeo Internacional de Badminton, organizado pelo Club Del Mar de San Amaro, na Corunha/Espanha em 1978. Participou e venceu, os III e IV Torneios Clube dos Galitos de Aveiro em 1976 e 1977.
-"Organizei através do Centro Desportivo de Espinho, 15 Torneios de Divulgação para jogadores jovens, 20 Torneios Nacionais para todas as categorias entre os quais e pela 1ª vez em Portugal, um torneio em simultâneo, para jogadores Seniores de todas as categorias (Elites, Categoria B, Categoria C, Categoria D) e para jogadores Não Seniores (Benjamins, Iniciados, Juvenis e Juniores)".
João Artur conquistou, 201 taça, 50 medalhões e 200 medalhas, alcançando 15 Títulos de Campeão Nacional de Badminton de diversas categorias. Como jogador representou,o Sporting Clube de Espinho, Clube de Albergaria, Centro Desportivo de Espinho, Clube Desportivo e Cultural de São Paio de Oleiros e Centro Cultural e Recreativo de Maceda. Como treinador preparou, os jogadores no Centro Desportivo de Espinho , tendo sido homenageado, pela Câmara Municipal de Espinho, juntamente com alguns dos seus atletas, o Centro Desportivo e Cultural de São Paio de Oleiros e o Centro Cultural e Recreativo de Maceda.
Recentemente João Artur participou, nas provas de SH e PH, com Jorge Tavares (CDUP), no Campeonato da Europa de Badminton para Veteranos, organizado pela 1ª vez pela Federação Portuguesa de Badminton, que se realizou nas Caldas da Rainha, em Setembro de 2014.


Linhas & Finas - Como surgiu a paixão pelo Badminton?
João Artur Silva - A paixão… que é disso que se trata mesmo, começou em Angola(Luanda) através de contacto visual num torneio que se realizava na altura numa escola. No regresso ao Continente tive o privilégio e orgulho-me de ter tido como treinador do Sporting Clube de Espinho, o ícone incontornável do Badminton Nacional, o Professor Fernando Gouveia. Este Homem que para mim é um exemplo a seguir por todos nós, transmitiu-me a paixão que ele nutria por esta modalidade, como se de uma doença contagiosa se tratasse. Como aprendi a conviver com essa doença, que mais tarde se transformou em paixão, começou a brotar em mim “ a garra” e a “atitude”, factores essenciais para ser bem sucedido em qualquer desporto.
L&F - Quais os objectivos do badminton juvenil do Centro Cultural e Recreativo de Maceda?
JAS – Os objectivos do badminton juvenil do CCRM, perante os parcos recursos que estão à nossa disposição, é pura e simplesmente, oferecer uma formação desportiva a esses jovens. Queremos incutir-lhes os reais valores como honestidade, humildade, integridade, fidelidade, tendo atitudes de fair-play, sã camaradagem e uma boa convivência, para que se integrem plenamente na sociedade.
L&F - Que importância tem tido a Junta de Freguesia de Maceda, para o desenvolvimento da modalidade no clube?
JAS – A Junta de Freguesia de Maceda tem disponibilizado, dentro da medida do possível, o transporte da comitiva, na sua carrinha, para os torneios mais afastados.
L&F - Na presente época desportiva, quantos atletas (por escalões) irão estar em acção, quantos treinos semanais e onde são realizados?
JAS - Na presente época vão estar em acção 3 atletas Sub-11, 1 Sub-13, 4 Sub-15, 4 Sub-17, 4 Sub-19 e 6 Seniores. Os treinos semanais são realizados no nosso lindo Pavilhão Gimnodesportivo de Maceda, às quartas-feiras das 18.30 às 20.00 h, às sextas-feiras das 20.00 às 21.30 h e aos domingos das 18.00 às 20.00 h.
L&F - Quando teve início o Badminton, no CCRM e como avalia a época desportiva 2013 / 2014?
JAS – Teve início há precisamente dois anos, após a inauguração do Pavilhão, pelo que estamos desde a existência do mesmo. A época foi francamente boa para os objectivos da pequena colectividade que ainda somos, mas que com a ajuda da modalidade está a engrossar o efectivo do clube. Estando para já vocacionados, para o escalão de não seniores, participamos em todos os Torneios de Divulgação da ARBA e num Torneio Luso/Espanhol em Espinho, com aceitáveis classificações.
L&F - Como descreve o actual Badminton português, em termos de dimensão nacional e internacional?
JAS – Penso que o “nosso” badminton , atendendo ao número de praticantes é bastante bom, mas não há dúvida, que somos muito poucos e sempre os mesmos. Tem que se captar muitos mais atletas nas “escolas”, para se conseguir uma renovação em toda a estrutura desportiva da família badmintonista. Claro que a situação atual do nosso País, não é de todo, favorável à prática das modalidades amadoras, onde na verdadeira acepção da palavra, se joga “por amor à camisola”.
L&F - Prevê algum crescimento da modalidade, nos próximos anos em número de praticantes, dos escalões Sub-11 e Sub-13, no CCRM?
JAS – Estamos a envidar todos os esforços no sentido de conseguirmos ter um grupo razoável de atletas com 7/8 anos de idade, que poderão a médio prazo, trazer um valor acrescentado ao clube e à modalidade, visto que haverá bastante tempo para serem trabalhados, embora saibamos que teremos que ter muito tempo, muita paciência e perseverança. Serão estes que terão que fazer a renovação do nosso badminton.
L&F - Para quando um Torneio Luso-Espanhol, em Maceda para badmintonistas não seniores?
JAS – E porque não? Concerteza que o Diretor Desportivo do CCRM, Professor João Vialle Moutinho, terá todo o interesse em aprofundar os laços que nos unem aos nossos vizinhos espanhóis, a nível de camadas jovens. Tem sido muito interessante e profícuo o intercâmbio. As instalações são adquadas a esse tipo de intercâmbio. O nosso interesse é meramente educacional, para podermos integrar estes jovens numa sociedade justa e equitativa, onde nos devemos respeitar uns aos outros.
L&F - Qual foi a sua maior alegria como treinador, em clubes por onde tem passado?
JAS – Foi quando era Treinador/Jogador do Centro Desportivo de Espinho e juntamente com um dos meus atletas, o meu filho, Adriano Silva, em pares-homens, conseguimos na Nave Desportiva Polivalente em Espinho, ser Campeões Nacionais de Seniores 1ª as Categorias, ascendendo à categoria de Honras. Penso que foi a primeira vez que pai (51 anos) e filho (26 anos), com 25 anos de diferença, jogando na mesma competição, foram campeões nacionais.
L&F - O grande desejo de todos é chegar o mais longe possível, pelo que terá de se percorrer um longo caminho, trabalhando muito para se conseguirem determinados objectivos. O CCRM pretende desenvolver algum processo de apoio à modalidade em termos materiais e humanos, que permita no futuro alcançarem essa possibilidade?
JAS – Realmente o caminho é longo e a Secção de Badminton é ainda muito jovem, mas o CCRM com a nova direcção, que actualmente tem, está determinada a apoiar o Badminton Zonal e Nacional, disponibilizando já algumas vezes o Pavilhão, para se organizarem eventos de badminton através da ARBA, tendo inclusive organizado este ano, as "24 Horas de Badminton" sem interrupções, com música ambiente, tendo tido uma boa aceitação por parte da sociedade civil, onde conseguimos juntar famílias inteiras. Para chegarmos longe, também tem que ser à custa de captação de matéria prima (muitos atletas jovens), pois o caminho é na verdade longo e o trabalho é… muito, por isso só pode ser feito à base de jovens atletas.
L&F - Para quando, um Torneio da Zona Norte, em Maceda?
JAS – Talvez em 2015, mediante disponibilidade do Pavilhão Gimnodesportivo de Maceda. Concerteza que o CCRM abrirá as portas, a um evento da Zona Norte até porque o Pavilhão tem todas as condições para receber todos aqueles, que têm o propósito de fazer algo pelo nosso badminton.

Sem comentários: